Proposta de texto para abaixo-assinado

Os professores de Vila Nova de Gaia que estão a dinamizar a Manifestação do próximo dia 26 de maio (14h30) estão também a elaborar um abaixo-assinado. Fica aqui a proposta de texto. Deixa as tuas sugestões:

"
Exmº Sr. Director Regional de Educação,


(CC./ Presidente da Camara Municipal de Vila Nova de Gaia,

Secretário de Estado)


Os cidadãos abaixo-assinados mostram desta forma a sua mais profunda discordância para com o processo de agregação de escolas em Vila Nova de Gaia, conhecido como o dos Mega- Agrupamentos.
1.           A Escola Pública em Portugal é um património demasiado importante para ser destruído por razões económicas e por isso não se compreende que se corte na Educação, hipotecando o futuro, despedindo alguns milhares de professores, auxiliares de educação e assistentes operacionais, isto é, não se entende que o Ministério da Educação e Ciência avance com a constituição de unidades de gestão educativas totalmente absurdas.

2.           O único Mega-agrupamento já existente em Vila Nova de Gaia mostra, através da avaliação exterma da inspeção-Geral de Educação que esta solução mostra dificuldades na operacionalidade de procedimentos fundamentais, nomeadamente na comunicação com a autarquia e com os níveis de ensino oficias do percurso escolar dos alunos, sendo por isso completamente descabida pedagogicamente e geradora de insucessos.

3.           Se o modelo é ineficaz, por outro lado o processo desenvolvido por Vossas Excelências é incoerente e pouco transparente, porque se suporta em decisões afastadas do contexto real, económico-social e cultural das comunidades educativas num concelho tão diversificado e de grande densidade populacional.

4.           A necessidade de defender uma efetiva qualidade pedagógica dos estabelecimentos de ensino e assegurar o arranque do próximo ano letivo com a máxima tranquilidade, as comunidades educativas entendem que o Municípes de Vila Nova de Gaia não se revêm minimamente na proposta de reorganização da rede educativa apresentada, pelo que os cidadãos abaixo-assinados propõem que não se proceda a qualquer alteração à atual organização existente e e exigem a abertura de um período de audição pública onde todos possam contribuir para as soluções que o sucesso dos nossos alunos exigem..


Vila Nova de Gaia, 18 de Maio de 2012"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cartão Municipal do Professor