Manifestação faz ainda MAIS sentido

Como se previa, o MEC divulgou a lista de novos MEGA-Agrupamentos.
Em Gaia, além de Canelas, já existente, vamos ter mais 4 novos:
- O Agrupamento e a Secundária do Olival.
- O Agrupamento e a Secundária dos Carvalhos.
- Sec. António Sérgio com o Agrupamento de Santa Marinha.
- Sec. Oliveira do Douro com os Agrupamentos de Vilar de Andorinho e de Avintes.

Penso que será igualmente interessante ler o texto que o MEC divulgou e que reforça a necessidade de se afirmar, na rua, dia 26, um FORTE NÃO a este processo completamente sem sentido.

Comunicado à Imprensa do MEC (18 de maio de 2012)

Após mais de 350 reuniões entre as Direções Regionais de Educação e escolas, agrupamentos e autarquias, o Ministério da Educação e Ciência concluiu a primeira fase das agregações de escolas para o próximo ano letivo. Este processo resultou em 115 novas unidades orgânicas, conseguidas através de um amplo consenso em que, em cada caso, a maioria dos intervenientes manifestou o seu acordo. Os agrupamentos agora criados têm uma dimensão equilibrada e racional, e têm em conta as características geográficas, a população escolar e os recursos humanos e materiais disponíveis.

As agregações agora efetuadas permitem reforçar o projeto educativo e a qualidade pedagógica das escolas, através da articulação dos diversos níveis de ensino, do pré-escolar ao secundário. Permitem que os alunos realizem todo o seu percurso escolar no âmbito de um mesmo projeto educativo, se assim o desejarem. Facilitam o trabalho dos professores, que podem contar com o apoio de colegas de outros níveis de ensino, e ajudam a superar o isolamento de algumas escolas. Permitem também racionalizar a gestão dos recursos humanos e materiais das escolas, dando-lhes o melhor aproveitamento possível. Os estabelecimentos de ensino mantêm a sua identidade e denominações próprias, recebendo o agrupamento uma designação que o identifique.

Apesar de largamente concluído no essencial, o diálogo com as autarquias, escolas e agrupamentos continua a ser desenvolvido em alguns concelhos e propostas de agregação. Entre estas encontram-se algumas propostas dos intervenientes que ainda não foram consensualizadas. O MEC está a analisar em detalhe as propostas apresentadas ou a aguardar pareceres dos diferentes intervenientes. A conclusão desta segunda fase será divulgada muito em breve, de modo a assegurar a preparação atempada e tranquila do ano letivo de 2012/2013. Todo o processo de reorganização da rede escolar estará concluído antes do início do ano letivo de 2013/2014.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Cartão Municipal do Professor